segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Novas fotos e uma reflexão

Estou assistindo uma das melhores entrevistas que já vi sobre o Big Brother Brasil, é com o Jean Willis, vencedor do BBB5, uma entrevista que ele deu para a Susan que é a dona do famoso blog De Cara Pra Lua, blog este que é uma inspiração para mim.

Recomendo a todos que assistam a entrevista, é interessante ver um intelectual que já passou pela experiência do BBB, deixando de lado os preconceitos da elite intelectualizada para com o programa.




Jean é jornalista por formação e na entrevista eu identifiquei muitas coisas que eu aprendi na cadeira de Mídia e Recepção que estuda a comunicação e a recepção das massas, na minha faculdade de Jornalismo. Fico nervosa quando vejo meus colegas tratando o Big Brother como coisa de gente estúpida e ignorante, tanto para quem participa como para quem assiste, é triste ver futuros jornalistas que trabalharão com as massas, sendo tão preconceituosos e se achando superiores só por não assistirem a um determinado programa popular, sendo que o BBB faz mais sucesso comas classes A e B como foi comprovado por pesquisas.
 


Eu não escondo, adoro o programa e vejo 24h por dia, mas vejo como entretenimento e nada mais, e é interessante analisar o comportamento de público e de quem participa do programa. Por exemplo: todo BBB necessita de um vilão, toda estória necessita de um, se não a coisa fica sem graça, as edições de maior sucesso do BBB foram as de número 5 e 7, porque tínhamos vilões nítidos que nos atraíam. Mas uma coisa é engraçada, é necessário o vilão, mas depois que ele aparece, todos querem tratar de tirá-lo logo do programa, tanto que os maiores recordes de votação em todas as edições foram aquelas em que os "vilões" estavam disputando a permanência na casa, isso aconteceu com Rogério e PA no BBB5, aconteceu com o Felipe Cobra e com o Alberto no BBB7, aconteceu com o Marcelo no BBB8 e com o Newton no BBB9. Temos a necessidade de ter alguém pra fuzilar e "detestar" no programa, mas sem eles o programa não vive, fica monótono.
 


Assistindo a entrevista do Jean eu comecei a pensar que o Big Brother Brasil como entretenimento da cultura de massas dá uma ótima monografia na faculdade. Estou começando o 4° semestre de Jornalismo e já gosto de pensar no TCC.

Para terminar, eu gostaria de deixar uma frase dita pelo Jean na entrevista, muito boa para pensar. "O BBB não é um fenômeno de audiência à toa e do auto de nosso preconceito de elite, isso não deve ser desprezado".


Foram liberadas novas fotos da casa, aí estão. Não esqueçam, faltam menos de 24h para a estréia do Big Brother Brasil 10.


A mesa de jantar
 

A despensa


Nenhum comentário: